segunda-feira, 30 de abril de 2018

Quatro autores importantes na história da pedagogia

Olá pessoal!


Estamos na Semana 9 no curso de Pedagogias e Pedagogos, como exercício de fixação o objetivo nestes dias é realizar uma pesquisa com 4 autores muito importantes. De acordo com os vídeos passados e algumas pesquisas, abaixo está o meu resuminho, com o nome completo do mesmo e seus dados, dando grande importante para os elementos que caracterizam os pensamentos destes autores.

1º Pensador

Nome completo do pensador: Lev Semyonovich Vygotsky
Dados Pessoais: 
Data de nascimento: 17 de novembro de 1896.
Falecimento: 11 de junho de 1934.
Nacionalidade: Soviético, Russo
Elementos que caracterizam o pensamento:

- Construiu a sua teoria sobre as funções psicológicas superiores.
- Para Vigotski é importante avaliar a criança pelo que ela está aprendendo e não pelo que já aprendeu.
-Palavras chaves sobre seus pensamentos:  aprendizagem, compreensão, interação, desenvolvimento e linguagem.
-Quatro pensamentos Vigotskianos: interação, mediação, internalização e ZDP (zona de desenvolvimento proximal).

2º Pensador

Nome completo do pensador: John Dewey
Dados pessoais:
 Data de nascimento: 20 de outubro de 1859.
 Falecimento: 1 de junho de 1952.
Elementos que caracterizam o pensamento:
- Defendeu a necessidade de uma aprendizagem mais ativa e mais participativa.
- O pensamento de John refletiu o pensamento liberal e a luta pela democracia americana.
- Para John o aprendizado só acontece quando ideais são compartilhadas e isso só é possível em um ambiente onde podemos expressar nossos pensamentos.
-É através da experiência que a criança aprende.
- Para John cabe ao professor não expor o conhecimento que o mesmo em si já possui, mas desperta interesse do aluno conduzindo-lhes para o caminho da experiência.

3º Pensador

Nome completo do pensador: Anísio Spinola Teixeira 
Dados Pessoais: 
Data de nascimento: 12 de julho de 1900. 
Falecimento: março de 1971.
NacionalidadeBrasileiro
Elementos que caracterizam o pensamento:
-Era contra a educação como processo exclusivo de formação de uma elite, mantendo a maioria da população em estado de analfabetismo.

- "Não há educação sem teoria da educação, nem educação sem o diagnóstico das situações que está chamada a resolver."
-Idealizava a educação e a escola em 5 aspectos:
  1.  Educação é um direito.
  2. Educação não é um privilégio.
  3. A educação de base deve ser geral e humanista.
  4. Escola pública: máquina que prepara a democracia.
  5. O professor tem de ser capacitado democraticamente.
4º Pensador
 Nome completo do pensador: Paulo Reglus Neves Freire                                   Dados pessoais:
    Data de nascimento: 19 de setembro de 1921.
    Falecimento: 2 de maio de 1997.
Elementos que caracterizam o pensamento:
- Descobria na criança, no jovem, e no adulto, oque ele já sabe.
- Educação para mudar.
- Não desperdiçar a experiência do homem.

- Dizia que enquanto a escola conservadora procura acomodar os alunos ao mundo existente, a educação que defendia tinha a intenção de inquietá-los.

- Freire  criticava a ideia de que ensinar é transmitir o saber porque para ele a missão do professor era de possibilitar a criação e produção dos conhecimentos.
- Freire também diz que ninguém ensina nada a ninguém, mas as pessoas também não aprendem sozinhas.

Boa semana pessoal! Bons estudos, um beijo!















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boa semana a todos!