quinta-feira, 24 de maio de 2018

Currículo do espaço escolar

Olá pessoal, como vocês estão?

Nesta 12º semana de estudos o objetivo era compreender diferentes concepções de currículo e seus respectivos significados, como forma de absorver melhor estas informações o exercício informado a nós era de entrevistarmos um espaço escolar ou não escolar, que realizassem a educação. 
Procurei entrevistar o local em que eu trabalho a EEI Castelinho Encantado, para que assim como funcionária e professora (auxiliar) pudesse conhecer melhor o ambiente em que frequento todos os dias.

Entrevistei a Diretora da escola, Luana Parmigiani:

1.    Esta organização tem suas ações estruturadas em que concepção de currículo?
A Escola de Educação Infantil Castelinho Encantado tem por objetivo o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, complementando a ação da família e da comunidade. Nossa organização curricular visa englobar todos estes aspectos acima citados, separados por áreas de conhecimento/campos de experiência, porém, executados de forma interdisciplinar. Os planos de estudos são construídos de forma coletiva na escola, traduzindo ao parâmetros curriculares municipais e constituindo-se na base para elaboração do Plano de Trabalho do professor, para concretizar o PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola em conteúdo, objetivos, competências, níveis de exigência, transversalidade e contextualização. 
2.    Como está estruturado o currículo desta organização?
A metodologia de ensino adotada pela escola tem como centro o aluno. Respeita a individualidade e o ritmo de cada um, oportunizando situações concretas que levam o aluno a aprender. Considera o real vínculo afetivo entre o professor e aluno como elemento essencial para a aprendizagem e acentua o aspecto lúdico: a crianças aprende brincando, através de um pedagogia prazerosa. A proposta educacional da escola é sempre pautada pelo respeito à crianças, objetivando a inclusão de alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
ESTRUTURA DO CURRÍCULO POR CAMPOS DE EXPERIÊNCIA / ÁREAS DE CONHECIMENTO:
Linguagem oral e escrita                                    Conhecimento lógico matemático
Artes e suas expressões                                    Música                     
Movimento                                                          Natureza e sociedade       
Identidade e autonomia                                      Ciências humanas e naturais
Construção da identidade                                  Higiene e saúde

segunda-feira, 14 de maio de 2018

A FUTURA DOCENTE

No dia 24 de abril de 2000 a cesária estava marcada, minha mãe nervosa e com medo pois era mamãe de primeira viagem. Nasci em Garibaldi (no qual permaneço até hoje) fui acolhida por todos, uma menina saudável e que vinha para alegrar a família, e ser a princesinha do papai e da mamãe (como eles costumavam falar), o tempo passou, eu cresci, e agora conto para vocês como foi as minhas descobertas, .
 Com 6 anos ingressei na escola,  comecei a me socializar e a criar laços afetivos, confesso que me separar da minha mãe era um pouco difícil pois não estava acostumada a frequentar a escola lá eu brincava muito, gostava bastante de realizar as atividades de pintura que a professora nos entregava. O tempo foi passando, adquiri um amor pela profissão do professor e passei a brincar em casa disso, adorava falar e falar sozinha, escrever no quadro preto (que era uma madeira velha), corrigir provas nas quais a minha mãe fazia e depois eu corrigia enfim sempre desde pequena tinha um profundo respeito pelos meus professores e sabia que um dia de um jeito ou de outro eu seria uma docente.
 A adolescência estava chegando, a maturidade mudando os meus conceitos e as responsabilidades aumentando, chegou a hora de tomar a decisão certa e a minha família e  minha vó sempre me ajudavam nesta questão me fortalecendo sempre, uma frase que minha vó me dizia que ficou marcada é (A NONA SEMPRE TA REZANDO POR TI TODOS OS DIAS PARA QUE TU SEJA UMA MENINA BONITA) bonita não fisicamente mas sim de alma e coração. Completei todo o ensino médio no ano de 2017 neste mesmo ano aconteceu algo inimaginável  a minha vó  faleceu, costumava chamar  ela de minha noninha, ela foi muito importante pra mim pois convivi com ela todos estes anos e perdê-la não foi fácil, mas ela nos deixou uma grande lição, que me fez pensar, que é tratar bem as pessoas hoje pois amanhã pode ser tarde demais e podem não estarem mais aqui, sou uma pessoa muito ligada a minha família por isso se algo acontecerem com eles é como se nada na terra faria mais sentido, minha família é minha base, o meu tudo.  
 Ter certas restrições dos meus pais me fez tornar a pessoa que eu sou hoje, aquela que batalha para o que quer e que não tem medo de obstáculos futuros. 

Luana Rodigueiro, aluna da faculdade de Pedagogia UCS 2018.
18 anos

terça-feira, 8 de maio de 2018

Olá pessoal! Nesta semana gostaria de compartilhar com vocês algo que é muito importante e que pode estar acontecendo em nosso ambiente de trabalho e geralmente estes sinais passam despercebidos pelos docentes. 

Além sofrerem preconceito ele precisam de atenção redobrada, vamos ajudar nossos anjinhos? Boa semana pessoal <3 

Boa semana a todos!