quinta-feira, 24 de maio de 2018

Currículo do espaço escolar

Olá pessoal, como vocês estão?

Nesta 12º semana de estudos o objetivo era compreender diferentes concepções de currículo e seus respectivos significados, como forma de absorver melhor estas informações o exercício informado a nós era de entrevistarmos um espaço escolar ou não escolar, que realizassem a educação. 
Procurei entrevistar o local em que eu trabalho a EEI Castelinho Encantado, para que assim como funcionária e professora (auxiliar) pudesse conhecer melhor o ambiente em que frequento todos os dias.

Entrevistei a Diretora da escola, Luana Parmigiani:

1.    Esta organização tem suas ações estruturadas em que concepção de currículo?
A Escola de Educação Infantil Castelinho Encantado tem por objetivo o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, complementando a ação da família e da comunidade. Nossa organização curricular visa englobar todos estes aspectos acima citados, separados por áreas de conhecimento/campos de experiência, porém, executados de forma interdisciplinar. Os planos de estudos são construídos de forma coletiva na escola, traduzindo ao parâmetros curriculares municipais e constituindo-se na base para elaboração do Plano de Trabalho do professor, para concretizar o PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola em conteúdo, objetivos, competências, níveis de exigência, transversalidade e contextualização. 
2.    Como está estruturado o currículo desta organização?
A metodologia de ensino adotada pela escola tem como centro o aluno. Respeita a individualidade e o ritmo de cada um, oportunizando situações concretas que levam o aluno a aprender. Considera o real vínculo afetivo entre o professor e aluno como elemento essencial para a aprendizagem e acentua o aspecto lúdico: a crianças aprende brincando, através de um pedagogia prazerosa. A proposta educacional da escola é sempre pautada pelo respeito à crianças, objetivando a inclusão de alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
ESTRUTURA DO CURRÍCULO POR CAMPOS DE EXPERIÊNCIA / ÁREAS DE CONHECIMENTO:
Linguagem oral e escrita                                    Conhecimento lógico matemático
Artes e suas expressões                                    Música                     
Movimento                                                          Natureza e sociedade       
Identidade e autonomia                                      Ciências humanas e naturais
Construção da identidade                                  Higiene e saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boa semana a todos!