Olá pessoal, como vocês estão?
Nesta 12º semana de estudos o objetivo era compreender diferentes concepções de currículo e seus respectivos significados, como forma de absorver melhor estas informações o exercício informado a nós era de entrevistarmos um espaço escolar ou não escolar, que realizassem a educação.
Procurei entrevistar o local em que eu trabalho a EEI Castelinho Encantado, para que assim como funcionária e professora (auxiliar) pudesse conhecer melhor o ambiente em que frequento todos os dias.
Entrevistei a Diretora da escola, Luana Parmigiani:
1. Esta organização tem
suas ações estruturadas em que concepção de currículo?
A Escola de Educação Infantil
Castelinho Encantado tem por objetivo o desenvolvimento integral da criança, em
seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, complementando a
ação da família e da comunidade. Nossa organização curricular visa englobar
todos estes aspectos acima citados, separados por áreas de conhecimento/campos
de experiência, porém, executados de forma interdisciplinar. Os planos de
estudos são construídos de forma coletiva na escola, traduzindo ao parâmetros
curriculares municipais e constituindo-se na base para elaboração do Plano de
Trabalho do professor, para concretizar o PPP (Projeto Político Pedagógico) da
escola em conteúdo, objetivos, competências, níveis de exigência,
transversalidade e contextualização.
2. Como está
estruturado o currículo desta organização?
A metodologia de ensino adotada pela
escola tem como centro o aluno. Respeita a individualidade e o ritmo de cada
um, oportunizando situações concretas que levam o aluno a aprender. Considera o
real vínculo afetivo entre o professor e aluno como elemento essencial para a
aprendizagem e acentua o aspecto lúdico: a crianças aprende brincando, através
de um pedagogia prazerosa. A proposta educacional da escola é sempre pautada
pelo respeito à crianças, objetivando a inclusão de alunos com deficiências,
transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
ESTRUTURA DO CURRÍCULO POR CAMPOS DE EXPERIÊNCIA /
ÁREAS DE CONHECIMENTO:
Linguagem oral e escrita Conhecimento
lógico matemático
Artes
e suas expressões Música
Movimento Natureza
e sociedade
Identidade e autonomia Ciências
humanas e naturais
Construção da identidade Higiene e
saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário